terça-feira, 24 de maio de 2022

Linha 21

Circular

Inaugurada na primeira metade da década de 1950, complementando a linha 20 (Circular), criada em meados da década de 1940 com o mesmo itinerário em sentido contrário.

O expressivo crescimento populacional da Zona Sul nas décadas de 1940 e 1950 justificou a implantação das linhas circulares.

As linhas foram implantadas sobre a rede existente, sem a necessidade de construção de novas vias. Com material rodante ultrapassado, fabricado na década de 1910.


Avenida Nossa Senhora de Copacabana na década de 1950, na altura do Lido
Foto Arquivo Nacional. Fundo Correio da Manhã


Em 1954, a linha 21 (Circular) tinha o seguinte itinerário: Praça Juliano Moreira, General Góis Monteiro, rua da Passagem, Praia de Botafogo, São Clemente, rua Humaitá, Jardim Botânico, Bartolomeu Mitre, Dias Ferreira, Ataulfo de Paiva, Visconde de Pirajá, Gomes Carneiro, Francisco Sá e Avenida Nossa Senhora de Copacabana, Princesa Isabel, Túnel Engenheiro Marques Porto, Lauro Sodré e Praça Juliano Moreira.

Em 1959, o ponto final da linha foi transferido para a Praça Santos Dumont. 

A linha foi extinta em primeiro de março de 1963, sendo substituída pela linha de ônibus 542 (Rocinha-Mourisco) via Copacabana da empresa Martins e Simões.


REFERÊNCIAS:

Bondes e Ônibus. Revista Guia Rex 1955. Rio de Janeiro. p.14.






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