Santa Cruz a Itaguay


Companhia Ferro Carril de Santa Cruz a Itaguay
1880 - 1907

Histórico

No século 18 os Jesuítas construíram uma estrada de rodagem entre Santa Cruz e Itaguay que ficou conhecida como o Aterrado. A obra consumiu 40 anos de árduos trabalhos. Posteriormente o aterro serviu de leito para a linha de bonde de tração animal entre as duas localidades.

Em 1879 o senhor Fernando Maria do Prado foi autorizado a constituir companhia e construir uma linha de ferro-carril de bitola estreita entre o ponto terminal da Estrada de Ferro Dom Pedro II em Santa Cruz e a Villa de Itaguay.

A linha foi inaugurada em 1880, com 2 carros e 10,900 km de linha, com o seguinte itinerário: Largo da Estação, ruas do Commercio, Sete de Setembro, Verdade e Estrada Geral de Itaguahy.


Centro de Santa Cruz em 1885
Almanak Laemmert, 1891
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Em 1893, segundo o Relatório do Engenheiro Fiscal da Prefeitura, Joaquim Saldanha Marinho Filho, a Companhia Ferro Carril Santa Cruz a Itaguahy contava com 11 km de linhas com bitola de 0,82 m, 2 carros de passageiros, 6 carros de bagagem e 42 animais.

Em dia 25 de abril de 1895, a Companhia Ferro Carril de Santa Cruz a Itaguay passou a ser fiscalizada pelo governo federal. 

Em 1899, com 11 Km de linhas de bitola de 0,82 m, contava com 2 carros de passageiros , 4 de carga, além de 30 muares.

Em 23 de janeiro de 1900, através do Decreto nº 3.570, o prazo de concessão da companhia foi prorrogado por 10 dez anos. Em 1908, eram realizadas 3 viagens/dia/sentido. A linha foi extinta em 1907, quando ainda era operada por bondes de tração animal. 

O leito da ferrovia foi aproveitado para a construção do ramal de Mangaratiba da Estrada de Ferro Central do Brasil, aberto ao tráfego em 1910.

Passageiros Transportados

1883        3.667
1899        7.282
1900        7.020

Mapas

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REFERÊNCIAS:

Relatórios do Ministério da Agricultura 1890 a 1927.

A estrada de rodagem Rio - São Paulo. Brazil Ferro Carril. Rio de Janeiro. 31 dezembro 1925. p.814.

Página lançada em 19 de setembro de 2019.

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