Companhia Ferro Carril de Santa Cruz a Itaguay
1880 - 1907
Histórico
Em 1879, é concedida autorização a Fernando Maria do Prado a constituir companhia e construir uma linha de ferro- carril de bitola estreita entre o ponto terminal da Estrada de Ferro Dom Pedro II em Santa Cruz e a villa de Itaguay.
A linha é inaugurada em 1880, com frota de 2 carros e 10,900 Km de linha, com o seguinte itinerário: Largo da Estação, ruas do Commercio, Sete de Setembro, Verdade, e Estrada Geral de Itaguahy.
Em 1893, segundo o Relatório do Engenheiro Fiscal da Prefeitura, Joaquim Saldanha Marinho Filho, a Companhia Ferro Carril Santa Cruz a Itaguahy contava com 11 km de linhas, com bitola de 0,82 m, 2 carros de passageiros, 6 carros de bagagem e 42 animais.
A partir do dia 25 de abril de 1895, a Companhia Ferro Carril de Santa Cruz a Itaguay passa a ser fiscalizada pelo Governo Federal. A linha com 11 km de extensão com bitola de 0,82 metros, opera com um bonde de passageiros e dois de carga, além de dispor de 40 animais para tração, na ligação entre a estação de Santa Cruz e a cidade de Itaguay.
Em 1899, com 11 Km de linhas de bitola de 0,82 m, contava com frota de 2 carros de passageiros e 4 de carga, além de 30 muares.
Em 1899, com 11 Km de linhas de bitola de 0,82 m, contava com frota de 2 carros de passageiros e 4 de carga, além de 30 muares.
No dia 23 de janeiro de 1900, através do Decreto nº 3.570, o prazo de concessão da Companhia é prorrogado por 10 dez anos. Em 1908, eram realizadas 3 viagens/dia/sentido. A linha é extinta em 1907, quando ainda era operada por bondes de tração animal. O leito da ferrovia é aproveitado para a construção do ramal de Mangaratiba da Estrada de Ferro Central do Brasil, aberto ao tráfego em 1910.
Passageiros Transportados
1883 - 3.667
1899 - 7.282
1900 - 7.020
1899 - 7.282
1900 - 7.020
Mapas
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REFERÊNCIAS:
Relatórios do Ministério da Agricultura 1890 a 1927.
Página lançada em 19 de setembro de 2019.
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