Empreza Calogeras & Krauss
Companhia Carioca e Riachuelo
1874 - 1878
Histórico
Em 14 de março de 1874, através do decreto nº 5.569, foi organizada a Empreza Calogeras e Krauss. Em 22 de junho de 1874 foram aprovados os planos de construção das linhas. Em poucos meses os trilhos já estavam assentados até a rua do Conde (atual Frei Caneca), esquina com rua do Riachuelo, sendo neste ponto as obras embargadas pela Companhia São Christóvão. A empresa no entanto, continuou com as obras em outros pontos.
No dia 14 de agosto de 1874, foi aprovado o plano da estação inicial na Praça Dom Pedro II. No dia 15 de outubro de 1874, foi inaugurado o primeiro trecho, com 3,154 km de linhas. No final do ano já se encontrava em operação o trecho entre as Barcas Ferry e a rua do Conde, totalizando 5,259 km de linhas com 20 carros de passageiros.
Em 25 de fevereiro de 1875, foi concluída a construção da primeira linha da Companhia Carioca e Riachuelo, entre as Barcas e a Praça Onde de Junho, passando pelas ruas da Assemblea, Largo da Carioca, Praça Tiradentes e Riachuelo, com bitola de 0,82 metros.
Em 1875, a companhia contava com 12 carros e 6,857 Km de linhas de bitola de 0,82 m.
Em junho de 1875, foi concluído o assentamento dos trilhos na rua das Flores.
Em 1876, a companhia alterou sua razão social de Empreza Calogeras & Krauss para Companhia Ferro-Carril Carioca e Riachuelo.
Em 1876, a Companhia Carioca e Riachuelo era a mais próspera das empresas com bitola de 0,82 metro. Contava com 6,857 km de linhas, 20 carros abertos, uma estação central na rua do Riachuelo, uma provisória nas proximidades das Barcas Ferry e outra na Praça 11 de Junho, esquina com rua das Flores.
Em 25 de fevereiro de 1876, foi inaugurada parte da linha que ia da rua do Conde d´Eu à Praça Onze de Junho, passando pela rua das Flores.
Em 1877, a companhia contava com 14 carros e 6,857 km de linhas, sendo 0,956 km comum à Companhia Villa Izabel, nas ruas Visconde de Rio Branco, 7 de Setembro, Praça da Constituição (atual Tiradentes) e Carioca.
Linha Ponte Ferry - Praça Onze de Junho
Em 28 de agosto de 1877, as companhias Fluminense, Locomotora, Sancta Thereza e Riachuelo solicitaram autorização para se fundirem numa só, deferido pelo decreto nº 7.007 de 24 agosto de 1878.
Em 1877, a Companhia Carioca e Riachuelo contava com 14 carros e 6,857 km de linhas, sendo 0,956 Km comum à Companhia Villa Izabel.
Em 24 de agosto de 1878, fusão de 4 empresas de bondes para formação da Companhia de Carris Urbanos, formada pelas Companhia Locomotora, Companhia Sancta Thereza (só parte baixa), Companhia Carioca e Riachuelo e Companhia Carris Fluminense. A nova empresa com 55,220 km de linhas que cobrem toda a área central da cidade e seus terminais ferroviários e portuários, também efetua o transporte de cargas. Conta com 67 carros de passageiros, 52 de carga e 770 muares. Em 1906, a empresa passa para o controle da companhia Rio de Janeiro Tramway Light and Power.
Passageiros Transportados
1875 - 2.313.819
REFERÊNCIAS:
Ainda os Bonds Carioca e Riachuelo. Jornal do Commercio. Rio de Janeiro. 02 fevereiro 1874. p.1.
A Companhia Carioca e Riachuelo. Brazil Americano. Rio de Janeiro. 28 outubro 1875. p.3.
Página lançada em 16 de setembro de 2019.
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