segunda-feira, 16 de setembro de 2019

Carioca e Riachuelo

1874 - 1878

Empreza Calogeras & Krauss
Companhia Carioca e Riachuelo

Histórico

No dia 14 de março de 1874, através do decreto Nº. 5569, é organizada a Empreza Calogeras e Krauss. No dia 22 de junho de 1874  são aprovados os planos de construção das linhas. Em poucos meses os trilhos já estavam assentados até a rua do Conde (atual Frei Caneca), esquina com rua do Riachuelo, sendo neste ponto as obras embargadas pela Companhia São Christóvão. A empresa no entanto, continuou com as obras em outros pontos. 

No dia 14 de agosto de 1874, é aprovado o plano da estação inicial na Praça Dom Pedro II. No dia 15 de outubro de 1874, é inaugurado o primeiro trecho, com 3,154 km de linhas. No final do ano já se encontrava em operação o trecho entre as Barcas Ferry e a rua do Conde, totalizando 5,259 km de linhas com 20 carros de passageiros. 

No dia 25 de fevereiro de 1875, é concluída a construção da primeira linha da Companhia Carioca e Riachuelo, entre as Barcas e a Praça Onde de Junho, passando pelas ruas da Assemblea, Largo da Carioca, Praça Tiradentes e Riachuelo, com bitola de 0,82 metros.

Em 1875, a Companhia contava com 12 carros e 6,857 Km de linhas de bitola de 0,82 m.

Em 1876, altera sua razão social para Companhia Ferro-Carril Carioca e Riachuelo.

Em 1876, a Companhia Carioca e Riachuelo é a mais próspera, das empresas que operam com bitola de 0,82 metro. Conta com 6,857 km de linhas com frota patrimonial de 20 carros abertos. Possui uma estação central na rua do Riachuelo um provisória nas proximidades das Barcas Ferry, e outra na Praça 11 de Junho, esquina com rua das Flores.

Em 1877, a Companhia Carioca e Riachuelo conta com 14 carros e 6,857 km de linhas, sendo 0,956 km comum à Companhia Villa Izabel, nas ruas Visconde de Rio Branco, 7 de Setembro, Praça da Constituição (atual Tiradentes) e Carioca.



Linha Ponte Ferry - Praça Onze de Junho





No dia 28 de agosto de 1877, as companhias Fluminense, Locomotora, Sancta Thereza e Riachuelo solicitam pedido para se fundirem numa só, sendo o pedido autorizado através do Decreto nº 7.007 de 24 agosto de 1878. 

Em 1877, a Companhia Carioca e Riachuelo contava com 14 carros e 6,857 km de linhas, sendo 0,956 Km comum à Companhia Villa Izabel.

No dia 24 de agosto de 1878, fusão de 4 empresas de bondes para formação da Companhia de Carris Urbanos, formada pelas Companhia Locomotora, Companhia Sancta Thereza (só parte baixa), Companhia Carioca e Riachuelo e Companhia Carris Fluminense. A nova empresa com 55,220 km de linhas que cobrem toda a área central da cidade e seus terminais ferroviários e portuários, também efetua o transporte de cargas. Conta com 67 carros de passageiros, 52 de carga e 770 muares. Em 1906, a empresa passa para o controle da companhia "Rio de Janeiro Tramway Light and Power". 


Passageiros Transportados:

1875 - 2.313.819


REFERÊNCIAS:

"Ainda os Bonds Carioca e Riachuelo". Jornal do Commercio. 1874, fevereiro, 2. Primeira página. 

"A Companhia Carioca e Riachuelo". Brazil Americano. 1875, outubro, 28. Página 3.


Página lançada em 16 de setembro de 2019




















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