Companhia Ferro-Carril de Jacarepaguá
1875 - 1916
Histórico
Em 1872, o Decreto nº 5.399 de 10 de setembro, concede privilégio para construção de uma linha de carris de ferro entre a estação de Cascadura da Estrada de Ferro Dom Pedro II e a freguezia de Nossa Senhora do Loreto de Jacarepaguá, podendo ser prolongada até a freguezia de São Salvador de Guaratiba.
No dia 23 de dezembro de 1875, inauguração do primeiro trecho da linha de tração animal da Companhia Ferro-Carril de Jacarepaguá, com bitola de 1 metro, entre a estação de Cascadura da Estrada de Ferro Dom Pedro II e o Campinho, com 1.548 metros de extensão e frota de 2 bondes, que trafegavam com velocidade média de 12 km/h. Através do Decreto nº 5.966 de 8 de maio foi permitida o uso da tração a vapor, com o emprego do Perkins Railway Engine.
Em 1876, a Companhia Ferro Carril de Jacarepaguá contava com 3,615 km de linhas em operação, e pouco mais de um quilometro em construção, operando com 2 bondes.
Em 24 de outubro de 1882, é inaugurada a linha da Taquara. A linha Cascadura - Porta d'Água (Freguezia) já estava em operação.
Em 1882, a Companhia explorava duas linhas de tração animal, a primeira, entre a estação de Cascadura e o largo do Tanque, com 11 viagens/dia/sentido, com intervalo mínimo de 60 minutos, e a segunda, entre o Largo do Tanque e Porta D´Água, também conhecida como linha da Freguezia, com 10 viagens/dia/sentido, com intervalo mínimo de 60 minutos.
Tarifas em 1882
100 réis - Cascadura - Campinho
200 réis - Cascadura - Barracão
300 réis - Cascadura - Tanque
500 réis - Cascadura - Freguezia
Em 1896, a Companhia contava com 10,595 Km de linhas com bitola de 1 metro. Segundo o Relatório da Secção de Fiscalização de Carris, Eletricidade e Estradas de Ferro Municipaes de 1897, todas as companhias de carris vinham prestando um bom serviço à população, com exceção das companhias São Christovão, que não respeitava muito bem os horários, e das companhias Jacarepaguá e Sepetiba, com material rodante desgastado e tráfego deficiente.
Almanak Laemmert, 1895, p.1278
Em 1903, a Companhia transporta 717.422 passageiros, sendo 573.770 na linha da Freguesia e 44.143 na da Taquara, e 99.509 gratuitos. A Companhia contava com 10 carros de 1ª classe, 2 bagageiros, 3 estações e 94 animais.
Em dezembro de 1909, a Companhia, que ainda operava com bondes de tração animal, contava em perfeito estado de conservação 14 carros para passageiros, dois carros para bagagem, e um para enterro, três vagões para cargas e aterro, dois trolys e duas carroças, além de 144 muares.
O Paiz, 30/03/1910
Em março de 1911, é finalizado o acordo de transferência das ações da Companhia Ferro Carril de Jacarepaguá para a Light, que deveria fazer a eletrificação de suas linhas. A escritura, no valor de 550 contos de réis, é lavrada no dia 4 de abril de 1911. No mesmo ano a Light assume o controle acionário de três companhias de carris: a Linha Circular Suburbana de Tramways, o Tramway Elétrico da Tijuca e a Companhia Ferro-Carril da Jacarepaguá. No final de 1912, as linhas da Companhia Jacarepaguá são eletrificadas. Em 1916, a Companhia finalmente foi incorporada à Light.
Viaduto de Cascadura em construção em 22/05/1930
Foto Augusto Malta
Passageiros Transportados
1890 130.994
1891 133.288
1892 138.208
1893 128.264
1894 433.344
1895 446.438
1903 717.422
1905 788.442
Média diária de Passageiros
1890 359
1891 365
1892 364
1893 351
1894 1.187
1895 1.223
Extensão das Linhas (Km)
1890 9,830
1891 9,830
1892 11,059
1893 11,059
1894 10,996
1895 10,595
Veículos de Passageiros
1890 5
1891 5
1892 7
1893 7
1894 7
1895 4
1903 10
Mulas
1890 37
1891 40
1892 63
1893 72
1894 88
1895 117
Sede: Estação do Tanque, Jacarepaguá
REFERÊNCIAS:
Companhia Ferro Carril Jacarepaguá. Relatório da Diretoria, relativo à Administração do anno de 1909. O Paiz. 30 março 2010. Secção Commercial. p.1.
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