sexta-feira, 13 de setembro de 2019

Jacarepaguá

Companhia Ferro-Carril de Jacarepaguá
1875 - 1916

Histórico

Em 1872, o Decreto nº 5.399 de 10 de setembro, concedprivilégio para construção de uma linha de carris de ferro entre a estação de Cascadura da Estrada de Ferro Dom Pedro II e a freguezia de Nossa Senhora do Loreto de Jacarepaguá, podendo ser prolongada até a freguezia de São Salvador de Guaratiba. 

No dia 23 de dezembro de 1875, inauguração do primeiro trecho da linha de tração animal da Companhia Ferro-Carril de Jacarepaguá, com bitola de 1 metro, entre a estação de Cascadura da Estrada de Ferro Dom Pedro II e o Campinho, com 1.548 metros de extensão e frota de 2 bondes, que trafegavam com velocidade média de 12 km/h. Através do Decreto nº 5.966 de 8 de maio foi permitida o uso da tração a vapor, com o emprego do Perkins Railway Engine.

Em 1876, a Companhia Ferro Carril de Jacarepaguá contava com 3,615 km de linhas em operação, e pouco mais de um quilometro em construção, operando com 2 bondes.

Em  24 de outubro de 1882, é inaugurada a linha da Taquara. A linha Cascadura - Porta d'Água (Freguezia) já estava em operação.

Em 1882, a Companhia explorava duas linhas de tração animal, a primeira, entre a estação de Cascadura e o largo do Tanque, com 11 viagens/dia/sentido, com intervalo mínimo de 60 minutos, e a segunda, entre o Largo do Tanque e Porta D´Água, também conhecida como linha da Freguezia, com 10 viagens/dia/sentido, com intervalo mínimo de 60 minutos.

Tarifas em 1882

100 réis - Cascadura - Campinho
200 réis - Cascadura - Barracão
300 réis - Cascadura - Tanque
500 réis - Cascadura - Freguezia

Em 1896, a Companhia contava com 10,595 Km de linhas com bitola de 1 metro. Segundo o Relatório da Secção de Fiscalização de Carris, Eletricidade e Estradas de Ferro Municipaes de 1897,  todas as companhias de carris vinham prestando um bom serviço à população, com exceção das companhias São Christovão, que não respeitava muito bem os horários, e das companhias Jacarepaguá e Sepetiba, com material rodante desgastado e tráfego deficiente.


Almanak Laemmert, 1895, p.1278


Em 1903, a Companhia transporta 717.422 passageiros, sendo 573.770 na linha da Freguesia e 44.143 na da Taquara, e 99.509 gratuitos. A Companhia contava com 10 carros de 1ª classe, 2 bagageiros, 3 estações e 94 animais.

Em dezembro de 1909, a Companhia, que ainda operava com bondes de tração animal,  contava em perfeito estado de conservação 14 carros para passageiros, dois carros para bagagem, e um para enterro, três vagões para cargas e aterro, dois trolys e duas carroças, além de 144 muares.


O Paiz, 30/03/1910


Em março de 1911, é finalizado o acordo de transferência das ações da Companhia Ferro Carril de Jacarepaguá para a Light, que deveria fazer a eletrificação de suas linhas. A escritura,  no valor de 550 contos de réis, é lavrada no dia 4 de abril de 1911. No mesmo ano a Light assume o controle acionário de três companhias de carris: a Linha Circular Suburbana de Tramways, o Tramway Elétrico da Tijuca e a Companhia Ferro-Carril da Jacarepaguá. No final de 1912, as linhas da Companhia Jacarepaguá são eletrificadas. Em 1916, a Companhia finalmente foi incorporada à Light.


Viaduto de Cascadura em construção em 22/05/1930
Foto Augusto Malta

Avenida Nelson Cardoso


Passageiros Transportados

1890        130.994
1891        133.288
1892        138.208
1893        128.264
1894        433.344
1895        446.438
1903        717.422
1905        788.442

Média diária de Passageiros

1890           359
1891           365
1892           364
1893           351
1894        1.187
1895        1.223

Extensão das Linhas (Km)

1890          9,830
1891          9,830
1892        11,059
1893        11,059
1894        10,996
1895        10,595

Veículos de Passageiros

1890          5
1891          5
1892          7
1893          7
1894          7
1895          4
1903        10

Mulas

1890          37
1891          40
1892          63
1893          72
1894          88
1895        117

Sede: Estação do Tanque, Jacarepaguá


REFERÊNCIAS:

Companhia Ferro Carril Jacarepaguá. Relatório da Diretoria, relativo à Administração do anno de 1909. O Paiz. 30 março 2010. Secção Commercial. p.1.

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