Companhia Copacabana
1874 - 1880
Histórico
Empresa de carris fundada em 1874, visando explorar os serviços de transporte de passageiros e cargas entre o centro de cidade e o futuro bairro de Copacabana, até então um grande areal.
Em 9 de maio de 1877, foram aprovados os planos e perfis das linhas da companhia e prorrogado o prazo de início das obras de assentamento dos trilhos, que foram lançadas em primeiro de agosto de 1877.
Até fins de 1878, a Companhia Copacabana, já tinha assentado trilhos entre a rua dos Ourives, esquina com Ouvidor até a Praça Duque de Caxias, atual Largo do Machado, totalizando 6,276 km de linhas, não incluindo linhas duplas, através das ruas da Ajuda, Evaristo da Veiga, Visconde de Maranguape, do Mosqueira, de Santa Thereza, Conde de Lages, Caes da Glória, do Guarda Mór, Pedreira da Glória, da Candelária, Carvalho de Sá. As obras foram paralisadas pouco tempo depois, por falta de recursos. A companhia contava então com 13 carros de passageiros.
Em 1880, em função da Companhia Copacabana não ter cumprido o preceito da cláusula 29 do Decreto nº 5785 de 4 de novembro de 1874, foi por este e outros motivos considerada caduca a concessão, nos termos do decreto 7.673 de 21 de fevereiro de 1880, ficando sem efeito o contrato.
Em 1881, considerando as limitações da Companhia Jardim Botânico, que não atendida de forma satisfatória a crescente demanda de passageiros da Zona Sul, o Governo Imperial abriu concorrência para a construção de uma linha de ferro-carril para Copacabana.
Em 1881, considerando as limitações da Companhia Jardim Botânico, que não atendida de forma satisfatória a crescente demanda de passageiros da Zona Sul, o Governo Imperial abriu concorrência para a construção de uma linha de ferro-carril para Copacabana.
Página lançada em 26 de setembro de 2019.
Comentários
Postar um comentário