Estrada de Ferro do Corcovado
Desde 1884
Histórico
O Decreto nº 8.372 de 7 de janeiro de 1872, concede o privilégio para exploração da ferrovia por 50 anos.
A construção é lançada no dia 17 de janeiro de 1882, inicialmente pelos dos trabalhos de levantamento de campo. O projeto é aprovado no dia 16 de abril de 1882. No dia 2 de janeiro de 1883, é iniciada a locação da linha. No dia 4 de janeiro de 1884, é efetivada a constituição da Companhia. No dia primeiro de março de 1884, é lançada a construção do leito da ferrovia.
O primeiro trecho, com 2,77 Km de extensão até a estação Paineiras, é aberto ao tráfego em 9 de outubro de 1884, em cerimônia realizada com a presença do Imperador Dom Pedro II. A ferrovia com bitola de 1 m e declividade máxima de 30%, em cremalheira do sistema Riggenbach, funcionava com locomotivas a vapor americanas de maior velocidade, O segundo trecho, até a estação Corcovado é entregue em primeiro de julho de 1885.
E.F.Corcovado em 1885
Texto - Estrada de Ferro do Corcovado em 1887
Em 1893, a Estrada de Ferro do Corcovado era operada com 4 locomotivas, duas suiças e duas americanas, transportando nesse ano 42.096 passageiros.
Em 1894, a ferrovia contava com 3,79 Km de extensão e 5 estações, a do Cosme Velho, localizada no Km 0 e cota 37 m, a do Caminho Carioca, no Km 1,12 e cota 218 m, a de Paineiras, no Km 2,77 e cota 464, e finalmente a do Corcovado, no Km 3,79 na cota 670 m.
No dia 22 de maio de 1906, através do Decreto nº 6.040, a Light obteve autorização para adquirir a concessão da antiga Companhia Ferro Carril e Hotel do Corcovado. No dia 20 de agosto de 1906, a Light assina com o governo o termo complementar comprometendo-se a eletrificar as linhas, reduzir as tarifas de transporte, aumentar o número de trens e construir um novo edifício para o Hotel das Paineiras ou melhorar o existente. A linha é eletrificada em 1910, e a concessão que terminaria em 1930 foi revista pelo contrato de feito 1909, sendo estendida até janeiro de 1970, quando o serviço foi entregue à União. Em novembro de 1984 a firma ESPECO – Estrada de Ferro Corcovado Administração Ltda. ganhou a concorrência para exploração do serviço pelo período de 10 anos.
Em março de 1909, a eletrificação da linha já estava em funcionamento até as Palmeiras (Paineiras), onde era realizada baldeação para o antigo trem de tração a vapor. No dia 28 de maio de 1910 foi inaugurada a eletrificação da Estrada de Ferro do Corcovado que passou a operar com 4 locomotivas elétricas. Os trabalhos de eletrificação foram executados nesse mesmo ano pela The Maschinenfabrik Oerlikon, firma suiça especializada na construção de ferrovias em montanhas.
No dia 22 de maio de 1906, através do Decreto nº 6.040, a Light obteve autorização para adquirir a concessão da antiga Companhia Ferro Carril e Hotel do Corcovado. No dia 20 de agosto de 1906, a Light assina com o governo o termo complementar comprometendo-se a eletrificar as linhas, reduzir as tarifas de transporte, aumentar o número de trens e construir um novo edifício para o Hotel das Paineiras ou melhorar o existente. A linha é eletrificada em 1910, e a concessão que terminaria em 1930 foi revista pelo contrato de feito 1909, sendo estendida até janeiro de 1970, quando o serviço foi entregue à União. Em novembro de 1984 a firma ESPECO – Estrada de Ferro Corcovado Administração Ltda. ganhou a concorrência para exploração do serviço pelo período de 10 anos.
Em março de 1909, a eletrificação da linha já estava em funcionamento até as Palmeiras (Paineiras), onde era realizada baldeação para o antigo trem de tração a vapor. No dia 28 de maio de 1910 foi inaugurada a eletrificação da Estrada de Ferro do Corcovado que passou a operar com 4 locomotivas elétricas. Os trabalhos de eletrificação foram executados nesse mesmo ano pela The Maschinenfabrik Oerlikon, firma suiça especializada na construção de ferrovias em montanhas.
Passageiros Transportados
Ano Passageiros Média diária
1893 42.096
1899 42.416
1899 42.416
1931 154.400
1933 136.700
1940 119.943
1940 119.943
1952 407.085
1953 399.307
1954 436.058
1955 472.654
1956 501.986
1957 465.275
1958 449.577
1957 465.275
1958 449.577
1959 551.983 1.500
1960 586.767 1.620
1961 635.824 1.764
1962 604.760 1.656
Em 1922 foi lançada a pedra fundamental da estátua do Cristo Redentor, idealizada pela Princesa Isabel e inaugurada em 1931, quando a Estrada de Ferro do Corcovado contava com 4 locomotivas elétricas, 4 carros de passageiros e 2 outros vagões para carga.
Em 1923 a Companhia Corcovado recebeu uma locomotiva elétrica para o transporte de materiais para a construção do monumento do Cristo Redentor no alto do Corcovado.
Estação do Cosme Velho. Sem data
Foto Augusto Malta / Acervo Light
Estrada de Ferro do Corcovado em 1929
Em 12 de outubro de 1931 é inaugurado o monumento do Cristo Redentor, no cume do morro do Corcovado, o que resultou num aumento expressivo do tráfego da Estrada de Ferro do Corcovado.
Light, janeiro 1934
Em fins de janeiro de 1962, é criada a Superintendência da Estrada de Ferro do Corcovado, ganhando plena autonomia administrativa em relação ao Serviço de Bondes, a que até então estava subordinada no conjunto das concessões da Rio Light. A linha transportava uma média de 1.700 passageiros/dia.
Em janeiro de 1966, é suspensa a operação dos bondes de Santa Teresa até o Silvestre, em função de estragos provocados por uma grande tempestade de verão.
Em janeiro de 1970, fim do período de concessão da Estrada de Ferro do Corcovado, que na época estava sob o controle do Grupo Light. O acervo e o quadro de funcionários é passado para o Governo Federal. O serviço de trens é paralisado no dia 9 de janeiro. No dia 17 de março, a Light e a União assinam, na Procuradoria Geral da Fazenda Nacional, o termo de Entrega e Recebimento do Trem do Corcovado. O trem volta a circular no dia 19 de abril de 1970.
Preço das passagens em janeiro de 1970
NCr$ 2,50 - Alto do Corcovado
NCr$ 2,00 - Paineiras
NCr$ 0,60 - Silvestre
NCr$ 0,16 - Terceira Parada
NCr$ 0,10 - Segunda Parada
Estação Paineiras em 1971
Novos carros suiços entregues em 1977
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Em 4 de outubro de 1977, foram entregues os últimos quatro bondes de uma encomenda de sete, substituindo os antigos carros de madeira em operação desde 1910. A linha férrea era de propriedade da União e administrada pela Coordenadoria das Empresas Incorporadas ao Patrimônio Nacional do Ministério da Fazenda.
Em 9 de março de 1979, início da operação dos novos carros suíços SLM/BBC junto com a inauguração da nova via permanente. A viagem entre o Cosme Velho e o alto do morro do Corcovado passou a ser feita em 16 minutos.
Em 1983 os bondes de Santa Teresa foram tombadas como bem cultural pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural ( INEPAC) quando transportavam diariamente 11 mil passageiros com 10 bondes em operação e 19 de frota patrimonial. No mesmo ano foi reinaugurado, ainda sem passageiros, o ramal entre Dois Irmãos e o Corpo de Bombeiros. Também se encontravam adiantados os estudos de reconstrução da linha até o Silvestre se integrando com a Estrada de Ferro do Corcovado.
Cartão postal circulado em 1983
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Em fevereiro de 1997, o prefeito Conde anunciou o plano de restabelecimento do tráfego dos bondes de Santa Teresa entre Dois Irmãos e o Silvestre, que não foi adiante.
Em 2002, é inaugurado, o acesso mecanizado, com elevadores e escadas rolantes, entre a estação Corcovado e o mirante do Cristo Redentor.
Em 2 de dezembro de 2015, a empresa Trem do Corcovado assina com a firma suíça Stadler Rail Group a fabricação e o fornecimento de seis novas composições, com previsão de entrega para 2018. A primeira composição é entregue em 14 de setembro de 2019, e o serviço inaugurado no dia 8 de outubro de 2019.
Em 9 de outubro de 2017 foi reinaugurada a estação das Paineiras, inoperante há 33 anos. O trem do Corcovado passou então a fazer paradas regulares no Centro de Visitantes instalado no antigo Hotel das Paineiras desde agosto de 2016.
REFERÊNCIAS:
Estrada de Ferro Corcovado. Jornal do Commercio. Rio de Janeiro. 15 março 1910. Edição da Tarde. p.5.
Rio Light S.A. Serviço de Eletricidade e Carris. Relatório da Diretoria. Diário Oficial do Estado da Guanabara. Parte I. 30 abril 1962. p.11037.
LISBOA, Vinicius. Ferrovia do Corcovado comemora 135 anos com quarta geração de trens. Agência Brasil. Rio de Janeiro. 09 outubro 2019.
Página lançada no dia 16 de setembro de 2019.
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