segunda-feira, 16 de setembro de 2019

Corcovado

Estrada de Ferro do Corcovado
Desde 1884

Histórico

O Decreto nº 8.372 de 7 de janeiro de 1872, concede o privilégio para exploração da ferrovia por 50 anos.

A construção é lançada no dia 17 de janeiro de 1882, inicialmente pelos dos trabalhos de levantamento de campo. O projeto é aprovado no dia 16 de abril de 1882. No dia 2 de janeiro de 1883, é iniciada a locação da linha. No dia 4 de janeiro de 1884, é efetivada a constituição da Companhia. No dia primeiro de março de 1884, é lançada a construção do leito da ferrovia.

O primeiro trecho, com 2,77 Km de extensão até a estação Paineiras, é aberto ao tráfego em 9 de outubro de 1884, em cerimônia realizada com a presença do Imperador Dom Pedro II. A ferrovia com bitola de 1 m e declividade máxima de 30%em cremalheira do sistema  Riggenbach, funcionava com locomotivas a vapor americanas de maior velocidade,  O segundo trecho, até a estação Corcovado é entregue em primeiro de julho de 1885.


E.F.Corcovado em 1885


Em 1893, a Estrada de Ferro do Corcovado era operada com 4 locomotivas, duas suiças e duas americanas, transportando nesse ano 42.096 passageiros.

Em 1894, a ferrovia contava com 3,79 Km de extensão e 5 estações, a do Cosme Velho, localizada no Km 0 e cota 37 m, a do Caminho Carioca, no Km 1,12 e cota 218 m, a de Paineiras, no Km 2,77 e cota 464, e finalmente a do Corcovado, no Km 3,79 na cota 670 m.

No dia 22 de maio de 1906, através do Decreto nº 6.040, a Light obteve autorização para adquirir a concessão da antiga Companhia Ferro Carril e Hotel do Corcovado. No dia 20 de agosto de 1906, a Light assina com o governo o termo complementar comprometendo-se a eletrificar as linhas, reduzir as tarifas de transporte, aumentar o número de trens e construir um novo edifício para o Hotel das Paineiras ou melhorar o existente. A linha é eletrificada em 1910, e a concessão que terminaria em 1930 foi revista pelo contrato de feito 1909, sendo estendida até janeiro de 1970, quando o serviço foi entregue à União. Em novembro de 1984 a firma ESPECO – Estrada de Ferro Corcovado Administração Ltda. ganhou a concorrência para exploração do serviço pelo período de 10 anos.

Em março de 1909, a eletrificação da linha já estava em funcionamento até as Palmeiras (Paineiras), onde era realizada baldeação para o antigo trem de tração a vapor. No dia 28 de maio de 1910, é inaugurada a eletrificação da Estrada de Ferro do Corcovado, que passa a operar com 4 locomotivas elétricas. Os trabalhos de eletrificação foram executados nesse mesmo ano pela The Maschinenfabrik Oerlikon, firma suiça especializada na construção de ferrovias em montanhas.

Passageiros Transportados

Ano     Passageiros          Média diária

1893        42.096
1899        42.416
1931      154.400
1933     136.700
1940     119.943
1952     407.085
1953     399.307
1954     436.058
1955     472.654
1956     501.986
1957     465.275
1958     449.577
1959     551.983             1.500
1960     586.767             1.620
1961     635.824             1.764
1962      604.760              1.656

Em 1922, é lançada a pedra fundamental da estátua do Cristo Redentor, idealizada pela Princesa Isabel e inaugurada em 1931, quando a Estrada de Ferro do Corcovado contava com frota de 4 locomotivas elétricas, 4 carros e 2 outros vagões para carga.

Em 1923, a Companhia Corcovado recebe uma locomotiva elétrica para o transporte de materiais para o alto do corcovado, onde será construído o monumento do Cristo Redentor.


Estrada de Ferro do Corcovado em 1929


Em 12 de outubro de 1931 é inaugurado o monumento do Cristo Redentor, no cume do morro do Corcovado, o que resultou num aumento  expressivo  do tráfego da Estrada de Ferro do Corcovado.


Light, janeiro 1934, p.49 a 52



Em fins de janeiro de 1962, é criada a Superintendência da Estrada de Ferro do Corcovado,  ganhando plena autonomia administrativa em relação ao Serviço de Bondes, a que até então estava subordinada no conjunto das concessões da Rio Light. A linha transportava uma média de 1.700 passageiros/dia.

Em janeiro de 1966, é suspensa a operação dos bondes de Santa Teresa até o Silvestre, em função de estragos provocados por uma grande tempestade de verão. 

Em janeiro de 1970, fim do período de concessão da Estrada de Ferro do Corcovado, que na época estava sob o controle do Grupo Light. O acervo e o quadro de funcionários é passado para o Governo Federal. O serviço de trens é paralisado no dia 9 de janeiro. No dia 17 de março, a Light e a União assinam, na Procuradoria Geral da Fazenda Nacional, o termo de Entrega e Recebimento do Trem do Corcovado. O trem volta a circular no dia 19 de abril de 1970.


Estação Paineiras em 1971


No dia 4 de outubro de 1977, chegam ao Rio de Janeiro os últimos quatro bondes, de uma encomenda de sete, para a Estrada de Ferro Corcovado, substituindo os antigos carros de madeira em operação desde 1910. A linha férrea era de propriedade da União e administrada pela Coordenadoria das Empresas Incorporadas ao Patrimônio Nacional, do Ministério da Fazenda.

Em 9 de março de 1979, início da operação dos novos carros suíços SLM/BBC e inauguração de nova via permanente da Estrada de Ferro do Corcovado. As composições passam a efetuar a viagem entre o Cosme Velho e o alto do morro do Corcovado em 16 minutos.

Em 1983, as linhas de bondes elétricos do bairro de Santa Teresa são tombadas como bem cultural, pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural - INEPAC, quando o sistema transportava  cerca de 11 mil passageiros/dia, com frota de 10 bondes em operação, e 19 patrimonial. Nesse mesmo ano foi reinaugurada a extensão da linha entre Dois Irmãos e o Corpo de Bombeiros, ainda sem serviço comercial. Também se encontravam adiantados os estudos para o prolongamento da linha até o Silvestre, junto à estação do mesmo nome da Estrada de Ferro do Corcovado.

Em fevereiro de 1997, o prefeito Conde anuncia o plano de reabertura do tráfego entre Dois Irmãos e o Silvestre, onde realizaria integração com o bonde da Estrada de Ferro do Corcovado.

Em 2002, é inaugurado, o acesso mecanizado, com elevadores e escadas rolantes, entre a estação Corcovado e o mirante do Cristo Redentor.

No dia 2 de dezembro de 2015, a empresa Trem do Corcovado assina com a firma suíça Stadler Rail Group a fabricação e o fornecimento de seis novas composições, com previsão de entrega para 2018. A primeira composição é entregue em 14 de setembro de 2019, e o serviço inaugurado no dia 8 de outubro de 2019.

No dia 9 de outubro de 2017, é reinaugurada a estação das Paineiras, inoperante há 33 anos. O trem do Corcovado passa então a fazer paradas regulares no Centro de Visitantes, instalado no antigo Hotel das Paineiras, desde agosto de 2016.


Novo trem do Corcovado em 8 de outubro de 2019
Foto Tomaz Silva/Agência Brasil




REFERÊNCIAS:

Estrada de Ferro Corcovado. Jornal do Commercio. Rio de Janeiro. 15 março 1910. Edição da Tarde, p.5.

Rio Light S.A. Serviço de Eletricidade e Carris. Relatório da Diretoria. Diário Oficial do Estado da Guanabara. Parte I. 30 abril 1962. p.11037.

LISBOA, Vinicius. Ferrovia do Corcovado comemora 135 anos com quarta geração de trens. Agência Brasil. Rio de Janeiro. 9 outubro 2019.

Página lançada no dia 16 de setembro de 2019

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