quarta-feira, 18 de setembro de 2019

Guarany

Companhia Ferro-Carril Villa Guarany
1883 - 1886

Histórico

No dia 20 de maio de 1882, é baixado Decreto nº 8.548, concedendo ao comendador Francisco Eugênio Azevedo, ou à empresa que organizasse, privilégio por 33 anos, para a construção, uso e gozo de uma linha de carris de ferro entre a Praia Formosa e a estação de São Cristóvão da Estrada de Ferro D. Pedro II, com um ramal para a Praça D. Pedro I, na freguezia de São Cristóvão, no município Neutro. 

No dia 16 de novembro de 1882, são aprovadas as plantas das estações. Em 1883, na Praia Formosa, são iniciadas as obras de assentamento dos trilhos, e construção da estação e oficinas. O serviço é inaugurado 18 de novembro de 1883. No final de 1883, a Empreza contava com 3,845 Km de linhas de bitola de 0,82 m e 10 carros.

Em 1884, a Companhia  contava com uma estação com cocheira e várias dependências na Praça Francisco Eugênio e outra em construção adiantada na rua Duque de Saxe, próxima à estação de São Christóvão da Estrada de Ferro Dom Pedro II.

No dia 24 de outubro de 1885, através do Decreto nº 9.513, a Empreza recebe autorização para prolongar sua linha, partindo da praia de São Christóvão, pelas ruas Pau Ferro, travessa das Flores, Bomfim, Senador Alencar e Aurora. No dia 23 de dezembro de 1885,  é inaugurada nova linha da, com ponto inicial na praia de São Christóvão, seguindo pelas ruas Pau Ferro, travessa da Flores, Bomfim, Senador Alencar e Aurora, voltando ao ponto de origem. 

Em junho de 1886, a Companhia Carris de Ferro de Vila Izabel incorpora as companhias Ferro Carril Villa Guarany, que possuía linhas entre a zona da Praia Formosa e a estação de São Cristóvão, e a Companhia Cachamby, que explorava linha entre o Engenho Novo e o Engenho de Dentro, passando pelo bairro de Cachamby. 

No dia 24 de julho de 1886, através do Decreto nº 9.619 a concessão da Companhia Villa Guarany é transferida à Companhia Villa Izabel. 

Em 1887, a Companhia contava com 8 Km de linhas e 16 carros.

Em 1966, através do Decreto "E" nº 1.270 de 12 de outubro, do antigo Estado da Guanabara, o edifício da estação e a cocheira, localizados na rua Pedro Alves, antiga Praça Francisco Eugênio, são tombados.


Sede na Praça Francisco Eugênio, atual rua Pedro Alves


Passageiros Transportados

1886        768.070
1890        641.762
1891        826.271
1892        789.426
1893        796.258
1894        849.164
1895        874.489

Média diária de Passageiros

1890        1.758
1891        2.263
1892        2.162
1893        2.181
1894        2.345
1895        2.396

Linhas (Km)

1883        3,845
1887        8,000
1890        8,049
1891        8,049
1892        8,049
1893        9,000
1894        9,000
1895        9,000
1896      16,687

Veículos de Passageiros

1887        16
1890        17
1891        17
1892        17
1893        16
1894        16
1895        16

Mulas

1890        115
1891        100
1892          80
1893          32
1894          32
1895          32


REFERÊNCIAS:

Actos Officiaes. Revista de Engenharia. Rio de Janeiro. 14 janeiro 1883. p.15.

Página lançada em 18 de setembro de 2019

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