Companhia Ferro-Carril Villa Guarany
1883 - 1886
Histórico
Histórico
Em 20 de maio de 1882 foi publicado o Decreto nº 8.548, concedendo ao comendador Francisco Eugênio Azevedo, ou à empresa que organizasse, privilégio por 33 anos, para a construção, uso e gozo de uma linha de carris de ferro entre a Praia Formosa e a estação de São Cristóvão da Estrada de Ferro D. Pedro II, com um ramal para a Praça D. Pedro I, na freguezia de São Cristóvão, no município Neutro.
Em 16 de novembro de 1882 foram aprovadas as plantas das estações. Em 1883, na Praia Formosa, foram iniciadas as obras de assentamento dos trilhos e construção da estação e das oficinas. O serviço foi inaugurado 18 de novembro de 1883. No final de 1883, a Companhia Guarany contava com 3,845 Km de linhas de bitola de 0,82 m e 10 carros.
Em 1884, a Companhia Guarany contava com uma estação com cocheira e várias dependências na Praça Francisco Eugênio e outra em construção adiantada na rua Duque de Saxe, próxima à estação de São Christóvão da Estrada de Ferro Dom Pedro II.
Em 16 de novembro de 1882 foram aprovadas as plantas das estações. Em 1883, na Praia Formosa, foram iniciadas as obras de assentamento dos trilhos e construção da estação e das oficinas. O serviço foi inaugurado 18 de novembro de 1883. No final de 1883, a Companhia Guarany contava com 3,845 Km de linhas de bitola de 0,82 m e 10 carros.
Em 1884, a Companhia Guarany contava com uma estação com cocheira e várias dependências na Praça Francisco Eugênio e outra em construção adiantada na rua Duque de Saxe, próxima à estação de São Christóvão da Estrada de Ferro Dom Pedro II.
No dia 24 de outubro de 1885, através do Decreto nº 9.513, a companhia recebeu autorização para prolongar sua linha, partindo da praia de São Christóvão, pelas ruas Pau Ferro, travessa das Flores, Bomfim, Senador Alencar e Aurora. No dia 23 de dezembro de 1885, é inaugurada nova linha da, com ponto inicial na praia de São Christóvão, seguindo pelas ruas Pau Ferro, travessa da Flores, Bomfim, Senador Alencar e Aurora, voltando ao ponto de origem.
Mapa das linhas em 1885
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Em junho de 1886, a Companhia Carris de Ferro de Vila Izabel incorpora as companhias Ferro Carril Villa Guarany, que possuía linhas entre a zona da Praia Formosa e a estação de São Cristóvão, e a Companhia Cachamby, que explorava linha entre o Engenho Novo e o Engenho de Dentro, passando pelo bairro de Cachamby.
No dia 24 de julho de 1886, através do Decreto nº 9.619 a concessão da Companhia Villa Guarany foi transferida à Companhia Villa Izabel.
Em 1887, a companhia contava com 8 Km de linhas e 16 carros.
Em 1966, através do Decreto "E" nº 1.270 de 12 de outubro, do antigo Estado da Guanabara, o edifício da estação e a cocheira localizados na rua Pedro Alves, antiga Praça Francisco Eugênio, foram tombados.
Passageiros Transportados
1886 768.070
Em 1887, a companhia contava com 8 Km de linhas e 16 carros.
Em 1966, através do Decreto "E" nº 1.270 de 12 de outubro, do antigo Estado da Guanabara, o edifício da estação e a cocheira localizados na rua Pedro Alves, antiga Praça Francisco Eugênio, foram tombados.
Sede na Praça Francisco Eugênio, atual rua Pedro Alves
Passageiros Transportados
1886 768.070
1890 641.762
1891 826.271
1892 789.426
1893 796.258
1894 849.164
1895 874.489
Média diária de Passageiros
1890 1.758
1891 2.263
1892 2.162
1893 2.181
1894 2.345
1895 2.396
Linhas (Km)
1883 3,845
1883 3,845
1887 8,000
1890 8,049
1890 8,049
1891 8,049
1892 8,049
1893 9,000
1894 9,000
1895 9,000
1896 16,687
1896 16,687
Veículos de Passageiros
1887 16
1890 17
1891 17
1892 17
1893 16
1894 16
1895 16
Mulas
1890 115
1891 100
1892 80
1893 32
1894 32
1895 32
REFERÊNCIAS:
Actos Officiaes. Revista de Engenharia. Rio de Janeiro. 14 janeiro 1883. p.15.
Página lançada em 18 de setembro de 2019.
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