Companhia Ferro-Carril Cachamby
1880 - 1909
1880 - 1909
Histórico
Em 10 de janeiro de 1880, através do Decreto nº 7.605, foram concedidos mais dois ramais à Companhia Ferro-Carril Cachamby:
1º) Passando pelas ruas do Engenho de Dentro (atual Dias da Cruz), Mauá, Glória (atual Capitão Rezende) e Pedro Alvares Cabral
2º) Pelas ruas Souza Barros, Jacaré, até a Praia Pequena, com um sub-ramal pela travessa do Engenho Novo até a estação do Riachuelo da Estrada de Ferro Dom Pedro II e outro sub-ramal em toda a extensão da rua Garnier.
Encontravam-se construídos 2 km de linhas do total de 10 km des linhas concedidas.
Inauguração
Em primeiro de março de 1880 foi inaugurada a primeira linha ligando a praça do Engenho Novo ao Cachamby no fim da rua Imperial.
Em novembro de 1880, a Companhia transportou 8.536 passageiros na sua linha entre o Engenho Novo e o fim da rua Imperial, atual rua Aristides Caire.
Inauguração
Em primeiro de março de 1880 foi inaugurada a primeira linha ligando a praça do Engenho Novo ao Cachamby no fim da rua Imperial.
Em novembro de 1880, a Companhia transportou 8.536 passageiros na sua linha entre o Engenho Novo e o fim da rua Imperial, atual rua Aristides Caire.
Em 10 de março de 1881, foi inaugurado o prolongamento de 600 metros de extensão entre as ruas Imperial e Mauá.
Entre janeiro e abril de 1881 a companhia transportou 35.932 passageiros na linha entre o Engenho Novo e a rua Mauá.
Em 29 de maio de 1881 foi inaugurado o terceiro trecho, com 1,400 km de extensão, entre a rua Mauá e Todos os Santos.
Em maio de 1881 a companhia transportou 10.414 passageiros e no mês seguinte 15.251 passageiros.
Em 29 de maio de 1881 foi inaugurado o terceiro trecho, com 1,400 km de extensão, entre a rua Mauá e Todos os Santos.
Em maio de 1881 a companhia transportou 10.414 passageiros e no mês seguinte 15.251 passageiros.
Em 4 de novembro de 1881 foi inaugurado o ramal das Offcinas da Estrada de Ferro Dom Pedro II.
Em 1882, a companhia contava com 4,900 Km de linhas, 5 carros de passageiros e um troly, com duas linhas em operação, cada uma com tarifa de 100 réis, a primeira linha, ligando o Engenho Novo a Cachamby, com 21 viagens/dia/sentido com intervalo mínimo de 40 minutos, e a segunda linha, com 11 viagens/dia/sentido, com intervalo mínimo de 45 minutos.
A companhia transporta 26.377 passageiros entre janeiro e abril de 1882, nas suas duas linhas.
A companhia transporta 26.377 passageiros entre janeiro e abril de 1882, nas suas duas linhas.
Em 13 de março de 1886, através do Decreto nº 9.567, a Companhia Ferro Carril de Cachamby foi autorizada a construir o trecho entre a Praça Marquez do Herval e a rua de Todos os Santos , além de um novo ramal a partir da rua Dom Pedro II, na Cancella do Engenho de Dentro (Meyer), seguindo pelas ruas do Engenho de Dentro (atual Dias da Cruz) e Dona Adelaide, terminando na rua Serra do Matheus (Bocca do Matto).
Em junho de 1886, a Companhia Carris de Ferro de Vila Izabel incorpora as companhias Ferro Carril Villa Guarani, que possuía linhas entre a zona da Praia Formosa e a estação de São Cristóvão e a Companhia Cachamby que explorava linha entre o Engenho Novo e o Engenho de Dentro passando pelo bairro de Cachamby.
Em 23 de outubro de 1886 foi aberto ao público o prolongamento da Linha de Mauá até a Rua São Gabriel no Cachamby.
Em 12 de dezembro de 1886 foi inaugurado o primeiro trecho do ramal da Bocca do Matto até a rua da Glória no Armazém do Pinheiro, atual rua José Veríssimo.
Linhas em 1888
Engenho Novo - Cachamby
Engenho Novo - Todos os Santos (atual rua José Bonifácio)
Engenho Novo - Bocca do Matto
Engenho Novo - Officinas
Em 23 de outubro de 1886 foi aberto ao público o prolongamento da Linha de Mauá até a Rua São Gabriel no Cachamby.
Em 12 de dezembro de 1886 foi inaugurado o primeiro trecho do ramal da Bocca do Matto até a rua da Glória no Armazém do Pinheiro, atual rua José Veríssimo.
Linhas em 1888
Engenho Novo - Cachamby
Engenho Novo - Todos os Santos (atual rua José Bonifácio)
Engenho Novo - Bocca do Matto
Engenho Novo - Officinas
Em 13 de maio de 1889, foi inaugurada a estação do Meyer da Estrada de Ferro Central do Brasil, diminuindo a receita da Companhia Cachamby. Em novembro de 1889, em função do balanço negativo da empresa, planejava-se erradicar as linhas deficitárias das Officinas e de Todos os Santos e prolongar as seguintes linhas:
1º) Cachamby até a Estrada de Ferro Rio do Ouro
2º) Bocca do Matto até o Campo do Padilha
3º) Matriz da Freguezia até a Praia Pequena.
Em 1892 foram assentados os trilhos na rua José Bonifácio até o leito da Estrada de Ferro Rio do Ouro, atual avenida Suburbana.
Em 1893 a companhia construiu novo ramal até o Engenho de Dentro pela rua Doutor Dias da Cruz, sendo que nunca foi aberta ao tráfego, ao menos até março de 1895.
Em 1896 a Companhia Cachamby contava com 16,687 Km de linhas de bitola de 0,82 m.
Em 1897 os carros da Companhia, que antes faziam ponto final no Meyer, passaram a seguir até o Engenho Novo após a construção de um linha dupla entre as duas estações.
Em 1899 a Companhia Carris de Ferro de Vila Izabel entrou em liquidação e foi adquirida por um pequeno preço por um consórcio alemão que explorava o serviço telefônico da cidade. Foi firmado novo contrato que consolidou os atos que regiam as três companhias: Villa Izabel, Cachamby e Villa Guarani.
Em novembro de 1905, a Rio de Janeiro Light and Power Company Limited, empresa constituída no Canadá em 1904, responsável pela geração e distribuição da eletricidade no Rio de Janeiro, adquiriu o controle acionário das companhias Ferro Carril de São Cristóvão, Ferro Carril de Vila Isabel e Carris Urbanos. Nesta data apenas as companhias Jardim Botânico, com linhas entre o Centro e a Zona Sul, e a Companhia Ferro Carril Carioca, para o bairro de Santa Teresa, contavam linhas eletrificadas. A Light comprometeu-se em eletrificar e desenvolver as linhas adquiridas e também executar a implantação novas linhas eletrificadas em direção aos subúrbios.
Em 8 de maio de 1906 foi feita petição ao Conselho Municipal para a aprovação do projeto de unificação das três companhias de carris, São Cristóvão, Villa Izabel e Carris Urbanos. Após discussões e conferências, foi promulgado o Decreto Nº 1.112 de 22 de novembro de 1906, autorizando o Prefeito a rever o contrato das três companhias. No dia 25 de junho de 1907 as três companhias assinam o contrato de unificação, com ligeiras modificações, aprovado pelo Conselho Municipal pelo Decreto Nº 1.142 de 16 de novembro de 1907.
A Companhia Ferro Carril Cachambi, sob o controle da light contava com 4 linhas de tração animal:
Meyer - Bocca do Matto
Meyer - Inhaúma
Meyer - Cachamby
Todos os Santos - Inhaúma
Passageiros Transportados
1882 151.437
1883 220.661
1890 335.940
1891 410.328
1892 537.619
1893 1.103.354
1894 1.176.613
1895 1.179.474
Média diária de Passageiros
1890 922
1891 1.124
1892 1.472
1893 3.022
1894 3.223
1895 3.231
Linhas (Km)
1890 9,400
1890 9,400
1891 9,400
1892 9,400
1893 16,687
1894 16,687
1895 16,687
1896 16,687
Veículos de Passageiros
1890 9
1891 10
1892 18
1893 17
1894 17
1895 18
Mulas
Sede da Companhia (1886): rua Dom Pedro II, nº 2, Engenho Novo, atual rua Archias Cordeiro.
1890 72
1891 90
1892 100
1893 150
1894 160
1895 167
Sede da Companhia (1886): rua Dom Pedro II, nº 2, Engenho Novo, atual rua Archias Cordeiro.
REFERÊNCIAS:
A Companhia Ferro Carril de Cachamby. Gazeta de Notícias. Rio de Janeiro. 04 dezembro 1880. p.2.
Cachamby. Gazeta da Tarde. Rio de Janeiro. 06 maio 1881. p.1.
A Companhia Ferro Carril de Cachamby. Gazeta da Tarde. Rio de Janeiro. 27 maio 1881. p.1.
A Companhia Ferro Carril de Cachamby. Gazeta da Tarde. Rio de Janeiro. 05 julho 1881. p.2.
Notas Suburbanas. Diário de Notícias. Rio de Janeiro. 23 outubro 1886. p.1.
Notas Suburbanas. Diário de Notícias. Rio de Janeiro. 10 dezembro 1886. p.2.
Companhia Ferro Carril de Cachamby, Acta da Assembléa Geral da Companhia. Jornal do Commercio. Rio de Janeiro. 14 dezembro 1889. p.5.
Chamamos a attenção ao Sr.Prefeito. Gazeta da Tarde. Rio de Janeiro. 02 março 1895. p.2.
Comentários
Postar um comentário