segunda-feira, 16 de setembro de 2019

Fluminense


Companhia Ferro Carril Fluminense
1874 - 1878

Histórico

No dia 14 de março de 1874, organização da Companhia Ferro Carril Fluminense, através do Decreto Lei 5.567. No dia 15 de junho, através de Decreto, são aprovados os estatutos da Companhia. No dia 19 de junho são aprovadas as plantas das respectivas linhas. No dia 31 de agosto é aprovado o plano da estação Central da linha, permitindo-se que sejam aproveitados edifícios existentes nas ruas Primeiro de Março e do Estácio como estações provisórias. Também são aprovados os planos das estações da Praia Formosa e da rua General Pedra. Obras de assentamento dos trilhos são iniciadas em outubro.

No dia 23 de abril de 1874, a Companhia Ferro-Carril Fluminense assina contrato com o senhores Röhe Irmãos para a fabricação de 26 carros, sendo 20 abertos e 6 fechados, todos com madeira peroba e cedro, e rodas estadunidenses. Os carros abertos eram os preferidos da população, eram mais leves e além de tudo tinham um custo de  1:410$000,  menor que o valor de 2:700$000 dos carros fechados.

No dia 4 de fevereiro de 1875, inauguração da primeira linha de bonde de tração animal da Companhia Ferro Carril Fluminense, com 6,200 km de extensão e bitola de 0,82 m, ligando a rua Primeiro de Março à rua Estácio de Sá, passando pela Praça 11 de Junho, incluindo o ramal de São Diogo até a esquina da rua São João, próximo às oficinas da Estrada de Ferro Dom Pedro II. A empresa contava com 26 carros.

Em 1875 a Companhia Fluminense contava com 34 carros e 12,960 Km de linhas. Em abril de 1876, ganha mais 3,100 Km de linhas, passando a contar com rede de 16,058 Km.

No dia 28 de agosto de 1877, as companhias Fluminense, Locomotora, Sancta Thereza e Riachuelo solicitam pedido para se fundirem numa só, que é autorizada através do Decreto nº 7.007 de 24 agosto de 1878. 

Em 1877, implanta desvio entre a rua de São Pedro e General Câmara, na Praça do General Osório.

No dia 24 de agosto de 1878, fusão de 4 empresas de bondes para formação da Companhia de Carris Urbanos, formada pelas Companhia Locomotora, Companhia Sancta Theresa (só parte baixa), Companhia Carioca e Riachuelo e Companhia Carris Fluminense. A nova empresa com 55,220 km de linhas que cobriam toda a área central, interligando seus terminais ferroviários e portuários, efetuava também o transporte de cargas. Contava com 67 carros de passageiros, 52 de carga e 770 muares. Em 1906 a empresa passa para o controle da companhia "Rio de Janeiro Tramway Light and Power". 


Passageiros Transportados:

1875 - 2.425.797



REFERÊNCIAS:


Página lançada em 16 de setembro de 2019










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