Subestação elétrica será implantada em Santa Teresa para garantir funcionamento dos bondinhos


17/01/2025 - Diário do Rio

Por Victor Serra




Com o objetivo de garantir a continuidade dos serviços de transporte e minimizar os impactos das manutenções realizadas pela Light, a Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade Urbana, em parceria com a Central Logística, está implantando uma subestação elétrica para o sistema de bondes de Santa Teresa. Recentemente, o serviço foi interrompido, afetando os 56 mil passageiros mensais que dependem desse tradicional meio de transporte. A nova estrutura promete evitar futuros transtornos.

A subestação, que será instalada no Largo do França, próximo à entrada do Morro do Fallet, funcionará como uma alternativa energética, permitindo que o sistema de bondes continue operando por um ramal da Light, caso haja necessidade de desligamento do fornecimento principal. A previsão de conclusão da obra é até o final de 2025.

Ramal Paula Mattos

Além disso, o sistema de bondes tem ganhado novas melhorias, incluindo a reabertura do Ramal Paula Mattos, que estava fechado há mais de dez anos. Desde agosto de 2024, o trecho voltou a funcionar até o Largo das Neves, atendendo tanto moradores quanto turistas, com horários de operação de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A revitalização do bonde, que envolveu um investimento de R$ 70 milhões, também contemplou a recuperação de 1,7 km de trilhos e rede aérea, além da ampliação da frota e da equipe operacional.

Comentários