quinta-feira, 26 de setembro de 2019

Circular Suburbana

Companhia Linha Circular Suburbana
1911 - 1928

Histórico

No dia 28 de setembro de 1911, a Companhia Linha Circular Suburbana de Tramways inaugura a linha de bonde de tração animal, com 5,7 km de extensão, entre a estação do Magno da Linha Auxiliar em Madureira e o Largo da Matriz no bairro no Irajá. O percurso era efetuado em 40 minutos, com bondes de segunda-mão adquiridos da Companhia Carris Urbanos. Em 4 de junho de 1911, a linha foi prolongada até a estação de Madureira.

Ainda em 1911, a Light assume o controle acionário de mais três companhias de bonde: a Linha Circular Suburbana de Tramways, o Tramway Elétrico da Tijuca e a Companhia Ferro-Carril da Jacarepaguá. 

Em 28 de março de 1928, é assinado o termo de transferência da concessão da Linha Circular Suburbana de Tramways, concessionária do contrato primitivo celebrado com o barão de Santa Cruz e outros, que operava a última linha de bonde de tração animal da cidade, que circulava em estado precário, entre Madureira e Irajá. A linha é transferida para a The Rio de Janeiro Tramway Light and Power Company Limited que no mesmo dia suspende o serviço de tração animal iniciando logo as obras de eletrificação. No dia 26 de junho de 1928 é inaugurado o primeiro trecho eletrificado, entre o Largo de Madureira até a esquina da rua Lima Drumond. No dia 12 de outubro de 1928, é inaugurado o trecho final até a Praça de Irajá.


 Madureira em 1928. Foto Augusto Malta

Década de 1920


Passageiros Transportados

1921        809.699


Página lançada em 26 de setembro de 2019


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