VLT na Barra da Tijuca: entenda o que prevê proposta do BNDES e Ministério das Cidades


14/08/2025 - Mobilidade Estadão

Corredor proposto terá cerca de 8 km de extensão, com operação segregada do tráfego geral e veículos de tecnologia similar ao VLT Carioca


Imagem do projeto do VLT passando pela Rua Voluntários da Pátria, em Botafogo, na zona sul. Ao contrário do VLT na Barra da Tijuca, o VLT entre Botafogo e Gávea já foi anunciado pelo governo. Foto: Divulgação / Prefeitura do Rio de Janeiro


O estudo preliminar do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Ministério das Cidades revelou detalhes sobre um novo projeto de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) que poderá transformar a paisagem da Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro. A proposta, identificada como “Eixo 13” no Estudo Nacional de Mobilidade Urbana (ENMU), tem como objetivo reforçar o transporte público na região com um modal de alta capacidade.

VLT na Barra da Tijuca

O projeto de um VLT na orla da Barra da Tijuca prevê um trajeto de 8,9 km. Portanto, deve ligar a Estação Jardim Oceânico do Metrô (Linha 4) ao Terminal Alvorada, o principal entroncamento do BRT Transoeste. O novo corredor seguiria pela Avenida Lúcio Costa, operando de forma segregada do tráfego geral, e teria integração direta com o metrô e o BRT.

Aliás, o estudo do BNDES estima que o novo eixo tem potencial para atender até 105 mil passageiros por dia. Para isso, a previsão é de um custo de capital de R$ 979 milhões. A tecnologia utilizada será similar à do bem-sucedido VLT Carioca.

Essa iniciativa se insere em um plano mais amplo da Prefeitura do Rio de Janeiro para “VLTzar” o sistema de BRT. Esse plano foi anunciado anteriormente pelo prefeito Eduardo Paes. Em colaboração com a Companhia Carioca de Parcerias e Investimentos (CCPAR), a prefeitura busca viabilizar a substituição dos ônibus por VLTs nos corredores Transoeste e Transcarioca. O investimento previsto para esta transição é de R$ 8,7 bilhões para o Transoeste, aproveitando a infraestrutura viária já existente.

Outros eixos de VLT

Além disso, há previsão de um investimento de R$ 14,8 bilhões em um período de 15 anos para os três novos eixos. Eles também incluem a implantação de um VLT ligando o metrô de Botafogo à Gávea, com previsão de início no primeiro semestre de 2023. Aliás, essa nova linha terá 12 km de extensão, 13 paradas e um Centro Integrado de Operação e Manutenção, além de melhorias urbanísticas no entorno.

O sucesso do VLT Carioca, que opera no Centro e no Porto Maravilha com 88% de aprovação da população, serve de inspiração para a expansão. Dessa forma, o sistema registrou um aumento de 18% no número de usuários, transportando 13 milhões de passageiros no primeiro semestre de 2025.

Com a VLTzação completa, a cidade somará 251 km de trilhos, consolidando-se como o maior sistema das Américas.

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