1865 - 1878
Histórico
Em 20 de dezembro de 1865, através do decreto nº 3.568, foi organizada a Companhia Locomotora, para o transporte de cargas, principalmente sacas de café, com linhas nos bairros da Gamboa e Saúde.
Em 20 de fevereiro de 1871, através do decreto nº 4.698, foi aprovada a planta da primeira linha da companhia, inaugurada em primeiro de agosto de 1871 em caráter experimental, com 12,5 km de extensão e bitola de 0,82 m. A linha ligava a estação Dom Pedro II ao centro comercial, passando pelos bairros da Saúde e da Gamboa.
Em 25 de setembro de 1872, foi inaugurado o alargamento da rua da Saúde, pela Companhia Locomotora.
Em 1873, a Companhia Locomotora iniciou o serviço de transporte de passageiros. Contava com 18,255 Km de linhas, frota de 57 bondes e 504 muares.
Em 14 de março de 1873, a companhia foi autorizada a prolongar suas linhas, a partir da Rua Teófilo Otoni, passando pelas ruas Uruguaiana e Rosário, seguindo até o mar, entrando na Primeiro de Março, Praça Dom Pedro II, ao lado do Hotel de France, até encontrar os trilhos já existentes das ruas do Mercado e Teófilo Otoni.
Em 1873 também foi concedido ao Dr. Luiz Bandeira de Gouvêa e Carlos Fleiuss a implantação de trilhos para o transporte de carga nas ruas do Hospício. Alfândega, São Pedro e General Câmara, a serem percorridos pelos carros da Companhia Locomotora. Em 29 de janeiro de 1875, através de escritura a Empreza Fleuissf transfere a concessão de sua linha à Companhia Locomotora, transferência esta que foi aprovada pelo decreto nº 5.878 de 20 de fevereiro de 1875.
Em 1873, a companhia contava com linha de telégrafo ligando seu trapiche, escritório e estação central à estação Dom Pedro II.
Em 23 de janeiro de 1874, é inaugurado o prolongamento das linhas da Companhia Locomotora pelas ruas Uruguaiana, Rosário, Primeiro de Março e Praça Dom Pedro II, até encontrar os trilhos já existentes das ruas do Mercado e Teófilo Otoni.
A Companhia Locomotora, além do transporte de passageiros continuava a realizar o transporte de carga em maior escala que às demais companhias. Contava com 23 carros de passageiros e 55 vagões diversos para mercadorias. Sua estação central se localizava na rua Larga de São Joaquim, atual Marechal Floriano, que abrigava armazéns e oficinas, onde construía e mantinha seus carros.
Em primeiro de fevereiro de 1875, foi inaugurado o serviço de passageiros nas ruas Uruguayanna e do Rosário.
A companhia em 1875
Carros de passageiros: 27
Rede: 21 km
Bitola: 0,82 m
Passageiros: 3.197.238
Em 1876, Companhia Locomotora contava com 3 estações: Rua Larga de São Joaquim (atual Marechal Floriano), da Prainha e do Lazareto.
Em 12 de abril de 1877, foi autorizada a transportar passageiros nas linhas das ruas do Príncipe e Princeza dos Cajueiros, como também assentar trilhos nas ruas da Costa e Nuncio, visando ligar as ruas do Príncipe e Princeza dos Cajueiros até a rua da Alfândega e Largo de São Joaquim.
Ainda em 1877, Companhia Locomotora assentou trilhos nas ruas do Nuncio, Larga de São Joaquim e do Costa, autorizadas pela portaria de 12 de abril de 1877. A companhia passoua contar com 21,597 km de linhas.
Em 28 de agosto de 1877, as companhias Fluminense, Locomotora, Santa Thereza e Riachuelo solicitam pedido para se fundirem numa só. O pedido só é autorizado no dia 24 agosto de 1878, através do decreto nº 7.007.
Em 24 de agosto de 1878, fusão de 4 empresas de carris criando a Companhia de Carris Urbanos, formada pelas Companhia Locomotora, Companhia Santa Theresa (só parte baixa), Companhia Carioca e Riachuelo e Companhia Carris Fluminense. A nova empresa com 55,220 km de linhas que cobria toda a área central da cidade e seus terminais ferroviários e portuários, também realizava o transporte de cargas. Contava com 67 carros de passageiros, 52 de carga e 770 muares. Em 1907 a empresa passa para o controle da companhia Rio de Janeiro Tramway Light and Power, quando suas linhas são eletrificadas.
Escritório central: rua dos Benedictinos, 9
Extensão (Km)
1871 12,500
1875 18,255
1877 21,597
REFERÊNCIAS:
Companhia Locomotora. Almanak Laemmert de 1875. Supplemento. p.99.
Página lançada em 5 de maio de 2018.
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