quinta-feira, 19 de setembro de 2019

Tijuca (Eléctrico)

Companhia Estrada de Ferro do Norte
Companhia Estrada de Ferro da Tijuca

1898 - 1907

Histórico

No dia 23 janeiro de 1886, através do Decreto nº 9.550 é concedido à Estrada de Ferro do Norte o privilégio para construção de um ramal que termine no Alto da Bôa-Vista, na serra da Tijuca.

Em janeiro de 1889, início das obras de assentamento dos trilhos do Ramal da Tijuca da Companhia Estrada de Ferro do Norte, entre a raiz da Serra e o Alto da Boa Vista. Preferiu-se iniciar por esse trecho, tendo em vista a possibilidade de junção com as linhas da Companhia São Christóvão no bairro da Tijuca, numa primeira etapa. Em 1890, através do Decreto nº 954, de 5 de novembro, é dada permissão a Companhia Estrada de Ferro da Tijuca adotar a tração elétrica. 

Em 1891, a Companhia Estrada de Ferro da Tijuca contava com 13 km de linhas em construção, entre o Alto da Boa Vista e a Casa da Moeda. No dia 7 de novembro de 1891 é dada autorização para implantar linha elevada, em viaduto metálico, entre a Casa da Moeda e a Praça Tiradentes. 

Em 1893, as obras da Estrada de Ferro Tijuca, com 11 km de extensão, estiveram praticamente paralisadas nesse ano, limitando-se a pequenos serviços de manutenção. Em função da morosidade da obra, através do Decreto Ministerial N° 1.655 de 20 de janeiro de 1894, foi declarada caduca a concessão dessa via férrea.

A concessão da Estrada de Ferro da Tijuca, que havia sido declarada caducada em 1893, foi revalidada pelo Decreto nº 2.039 de 15 de julho de 1895. Prosseguiam as obras de construção do primeiro trecho, com 11 km de extensão com bitola de 0,6 metro.

No dia 1° de novembro de 1897, através do Decreto nº 2.658, é dada autorização para a Estrada de Ferro da Tijuca alargar a bitola de suas linhas de 0,60 m para 1,44 m. No dia 14 de setembro de 1898, é inaugurado o primeiro trecho da linha de bonde elétrico, ligando a Raiz da Serra da Tijuca, atual Usina, ao Alto da Boa Vista.

Estação Juncção do Elétrico




Relatório do Ministério da Agricultura de 1898, p.543 a 545


No dia 16 de setembro de 1899, é inaugurado o prolongamento de 2,512 km de extensão da Usina até a estação Juncção do Eléctrico, na Muda da Tijuca, onde se integrava com as linhas de bonde de tração animal da Companhia de São Christóvão.

A Companhia passa a contar com 7,324 km de linhas em operação, além de 11,165 km de linhas em estudo. Foram incorporados mais 3 bondes motores, totalizando frota de 8 bondes motores de passageiros e um de carga. O número de viagens diárias por sentido passa de 12 para 18 viagens.




Em 1900 a Companhia contava com 7,324 km de linhas, 4 bondes de primeira classe para 40 passageiros, 4 bondes mistos para 24 passageiros e 1 bonde de carga.


Annuario Fluminense 1901, p.211


Em 1903, a linha do Alto da Boa Vista, denominada "Tramway Eléctrico da Tijuca" foi cedida à Companhia São Cristóvão através do Decreto nº 4.979 de 22 de setembro de 1903. Em 1907, a Companhia São Christóvão entra em acordo com a Companhia Villa Izabel para esta última trafegar pela rua Uruguay até o Alto da Boa Vista, suspendendo o serviço da Usina da Estrada de Ferro da Tijuca, sendo agora a energia fornecida pela Companhia Villa Izabel. 

Em 8 de maio de 1907, a Companhia Villa Izabel inaugura o tráfego direto entre o Alto da Boa Vista e a Praça Tiradentes, com tempo de viagem de uma hora, sem a necessidade de baldeação na estação Juncção do Eléctrico, através de uma nova linha elétrica implantada na rua Uruguai até o entroncamento com a rua Barão de Mesquita.

Passageiros Transportados

1899 - 137.660


REFERÊNCIAS:

Página lançada em 19 de setembro de 2019

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